domingo, 5 de dezembro de 2010

O Convite: Perguntas e Respostas


Esses dias estava conversando com uma amiga que disse ter recebido um convite de casamento muito lindo. A primeira reação dela foi imaginar o quão lindo e sofisticado seria o casamento... por outro lado, me disse que uma vez recebeu um convite bem simples e achou que o casamento fosse mais informal... e não era!

Porque isto acontece? Por que, basicamente, o convite é a primeira impressão que os convidados terão do seu casamento! E eu sempre digo que, se há algo que você deve economizar, não deve ser o convite...convite de casamento é para um evento especial e portanto deve refletir a preocupação dos noivos com a estética, o conteúdo, o layout, etc...

Algumas dúvidas...

1) Com quanto tempo de antecedência devo fechar os convites?
O tempo deve ser contado de trás para frente. Me explico: se você quer enviar os convites para seus convidados com 1 ou 2 meses de antecedência, então o ideal é começar a pesquisar 5 ou 6 meses antes.
Pesquisar não significa "escolher o fornecedor". Veja fotos, referências, pergunte a outras noivas qual empresa elas fecharam e se recomendam, etc.

2) O convite deve "combinar" com a decoração?
O convite deve combinar com os noivos e com o estilo da festa. Se você ama convite rústico mas seu casamento será contemporâneo então desista. Ele não necessariamente deve ter as mesmas cores da decoração, até porque no momento que fechamos o layout a decoração pode nem estar definida ainda! Se estiver e você quer usar elementos como cores ou figuras, então ok. Caso contrário, não se preocupe! Um convite clássico, com cores neutras nunca sai de moda e é lindo!

3) Quantos convites mando fazer?
Analise sua lista de casamento, pois entrega-se um convite por família. Nos casos de solteiros e amigos, os convites são individuais.

4) Quero fazer um convite diferente das opções que vi no fornecedor. E agora?
Pesquise bem, pois há fornecedores que customizam o convite...ou seja, eles usam o forro de um modelo com a fonte de letra de outro, etc. Leve fotos e referências que ajude o fornecedor a verificar se é possível fazer o convite do jeito que você gosta. O importante é perguntar e se sentir segura!!! Não tenha vergonha de reaprovar o modelo que ele lhe enviou, veja pessoalmente até gostar e aprovar. Só assim seu convite vai para a produção final!







Fotos: arquivo pessoal